A cidade e sua parte invisível

Ontem à tarde dei os parabéns para um cidadão que coloca ração e água em frente sua casa para os cães de rua comerem e matarem suas sedes. Há vários anos ele mantém a mesma prática, os cachorros que circulam pelas imediações até já sabem que por ali poderão se socorrer quando a fome apertar. Cachoeira do Sul é uma cidade que possui muitos cachorros jogados às ruas, eles andam de um lado para o outro e são completamente ignorados por parte da sociedade. Quando a coleta de lixo era manual os cães abandonados em ato de desespero destroçavam sacolas de lixo à procura de comida no Centro e bairros adjacentes. Como a coleta passou a ser mecânica nessa parte da cidade, eles agora não possuem esse recurso. Claro que era feio e anti-higiênico ver a cena, mas era um gesto de total desespero. Assim como os seres humanos, os animais também sentem fome.
É muita crueldade abandonar os animais nas ruas, como se fossem peças descartáveis. Trata-se de um grande problema que temos por aqui, mas muitos ignoram, fingem não ver.
O número de animais abandonados nas ruas, jogados à própria sorte de Deus-dará diz muito sobre a grandeza cultural de um povo. A nossa, infelizmente, está muito aquém do razoável. Me parece que em breve vai entrar em operação o Castramóvel, estamos diante de um grande alento. Talvez daqui há alguns anos a gente não veja mais cães tomados pela sarna em pele e osso vagando sem rumo pelas ruas da cidade em busca de comida para sobreviverem. Sim, eles também têm o direito à vida.

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: