UNIDOS PELA DEMOCRACIA
Surgiu a partir do desejo de um pequeno grupo de amigos cachoeirense uma associação sem fins lucrativos que busca defender ideais e princípios que deveriam ser comuns a todos nós, mas que por desinformação ou ignorância vai encontrar algumas resistências, em especial, junto aqueles que se identificam com os movimentos de esquerda.
Os membros da Aamid não são necessariamente defensores do Ex. presidente Jair Bolsonaro, não usa a bandeira do Brasil para se parecer com Bolsonaro, engajaram-se sim na campanha do candidato em oposição clara às ideias e do currículo de seu opositor principal.
Nos estatutos e no comportamento de seus dirigentes há clareza de objetivos e princípios que devem nortear a entidade. A Aamid é apartidária, não apolítica.
A Associação dos Amigos, ao levar em seu nome a palavra “direita”, por óbvio, vai afastar definitivamente todos aqueles que se identificam com a esquerda, mesmo sem saber qual é o verdadeiro significado de direita ou esquerda. A rejeição virá ainda que, em sua maioria, eles defendem o principal lema da entidade: liberdade democracia e família.
A Aamid já está servindo de exemplo a outros municípios, onde cidadãos de bem indignados com a prática política ou a falta dela e não encontrando respaldo nas tradicionais e contaminadas siglas partidárias, decidiram convergir suas ideias em defesa da sociedade e da boa política, não dos políticos.
Há premissas elementares, mas que precisam sempre ser lembradas: para a sobrevivência de uma entidade é indispensável, não se afastar das suas finalidades e não se omitir diante das dificuldades.
No próximo ano vai haver eleições municipais e a Aamid será testada. A entidade não poderá ficar a margem do processo eleitoral. Repetir o erro que muitas outras entidades cometeram é negar seus objetivos e precocemente suicidar sua história.
A cada quatro anos, a sociedade civil organizada reúne os candidatos e solicita que os mesmos assumam compromissos, em caso de eleitos, com as suas principais demandas. Todos assinam, por óbvio, e seus dirigentes vão para casa torcendo para que os eleitores (os outros) deem a vitória ao seu candidato de preferencia.
A Aamid será diferente se diferente comportamento adotar nas próximas eleições. As outras entidades torcem, silenciosamente, por um determinado candidato, não atuam não se comprometem e pelos mesmos motivos não são respeitadas pelos perdedores e menos ainda pelo vencedor.
Uma ótima semana para todos.
Abraços.