As benzedeiras e suas rezas de amor

Paulo Ribeiro escreveu muito bem sobre as coisas, pessoas e profissões que estão indo embora também. O amor também está indo embora , Paulo.
Falou de oficina de guarda-chuva ( sou mais velha que ele, mas não lembro de ter conhecido uma); de bordadeiras, sapateiros, amoladores de facas, benzedeiras, parteiras, rezadeiras…
Amolador de facas ainda conheço um; sapateiros tenho e uso muito dois profissionais na nossa cidade, são excelentes e conserto praticamente todos os meus sapatos.
Bruxas usam durante anos os mesmos sapatos. Todas tem uma pequena vassoura ( nao, risos,.não serve para voar…é um simbolismo, assim como um atame, um caldeirão, ervas secas dependuradas na cozinha.. E um gato.
Mas me encantei mesmo foi com as benzedeiras.
EU TE BENZO
🌿
“Deus te viu, Deus te criou, Deus te livre de quem para ti com mal olhou. Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo a Virgem do pranto, quebrai este quebranto!
Minha avó Alcira era benzedeira, mas só benzia em família. Lembro de várias manhãs, antes de irmos para a escola, ela benzia a mim e a meu irmão com carvão e brasas num copo de água. Se as brasas submergiam…hum.. sinal de que nosso momento energético não estava bom, muito carregado de sentimentos pequenos e baixos como inveja, orgulho, fofocas, olho gordo, tinha que repetir a reza ( que era sussurrada, nao dava para entender nada do seu cochicho…ainda mais que era uruguaia…) e os carvões em brasas desta feita boiavam sobre a água.
Aprendi tudo com ela. Observava seu amor com a natureza, chás e plantas ( nao tomo chimarrao sem uma ervinha dentro, pode ser gengibre, guaco, casca seca de laranja,.cidró…saudades dela)!
Tinha uma intuição fantástica e com os anos passei a testar a minha e até hoje me surpreendo com as intuições e ” insighits” corretos , inclusive com percentual de datas, meses…incrível.
Mas as benzedeiras são como uma noite cheia de estrelas no céu. Pura bondade. Puro amor. Pura magia e abnegacao. Elas têm missao.
Ser benzedeira ou bruxa ou cigana é mover -se entre as estrelas!

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: