Eu preciso confessar algo, antes de começar meu texto: fui uma adolescente festeira! Meus pais, até que tentaram, foram pulso firme até onde conseguiram, mas aos dezessete eu já passava minhas sextas-feiras no Casa Nova, sem falta!
Era divertido, lembro com carinho das minhas noitadas com meu quarteto fiel de amigas, nos divertíamos e aprontávamos (com moderação), dá pra se dizer que foi uma adolescência bem aproveitada! Dos limãozinhos do Best aos momentos do Posto Latina nos domingos à tardinha, tenho boas – e nem tão boas – histórias para contar.
Cada noite era uma página em branco, algo novo acontecia, uma nunca foi igual a outra, porém tinha algumas coisas em comum: a amizade, a alegria e a SEGURANÇA. Sim, segurança! Nunca tive medo de andar por Cachoeira, NUNCA. Sempre voltava em segurança. Nunca vi nada de apavorante, nenhuma briga feia, nenhum tiroteio e nada assustador.
Cachoeira sempre foi para mim, uma cidade pacífica.
Ou era.
Nas últimas semanas tivemos de tudo na madrugada Cachoeirense. Tiroteio, briga, morte e briga entre mulheres (com direito a puxão de cabelo e vídeo para as redes sociais). O que me faz, realmente, ter medo quando tiver uma filha adolescente. Como dormir tranquila? Como deixar sair e não pensar nas consequências? Nas relações? Onde estará e com quem estará?
O que estamos fazendo? Quais providências estão sendo tomadas? Cachoeira está sendo deixada à sua propria sorte?
Já peço desculpas com antecedência, posso estar muito equivocada, mas meu erro é simplesmente por medo. Estamos perdendo nossos jovens, e não é para festas, que é muito natural para a idade, mas estamos perdendo para uma cultura que cultua as drogas, alcoolismo, brigas e pornografia. É isso que estamos vendo na rua. A vida valendo muito pouco!
Não sei vocês. Mas eu quero voltar a morar na pacata Cachoeira do Sul, onde fotos de jovens ensanguentados e o Facebook repleto de cenas de brigas não eram as notícias da cidade.
Que andar livre, leve e segura, não seja só uma lembrança de uma saudosa Balzaquiana e sim uma realidade para todos nós Cachoeirenses.
Que cidade é essa?
