Nem deu tempo para sentir saudades, os amantes do futebol nacional já voltaram a conferir os certames regionais. No próximo sábado às 16h30min é a vez do Rio Grande do Sul ver o pontapé inicial para a disputa do Campeonato Gaúcho, essa edição da competição promete ser muito acirrada. Com um time praticamente novo, incluindo o astro Suárez, o atual campeão Grêmio vai até o estádio Centenário desafiar o Caxias. Vice-campeão Brasileiro do ano passado e com poucas reposições no plantel o Inter jogará mais tarde, às 19h de sábado terá pela frente o Juventude de Celso Roth no Beira-Rio. No mesmo horário o São Luiz recebe o Ypiranga em Ijuí. Para domingo mais três jogos estão marcados: Novo Hamburgo x Avenida (16h), Brasil de Pelotas x Aimoré (16h) e Esportivo x São José (19h).
O Internacional é o maior campeão do certame, com 45 conquistas. O Grêmio segue de perto, 41 títulos. Numa época em que era forte o Guarany de Bagé amealhou dois títulos, sendo o terceiro maior vencedor. Empatados em quarto com um título vêm vários clubes, entre eles a dupla CaJu. Ao todo foram disputados 422 clássicos entre Inter e Grêmio, o colorado está na frente no número de vitórias: 156 a 134. Por acaso o leitor sabe quem é o maior artilheiro da história da competição? Trata-se do icônico Sandro Sotilli, com 111 tentos.
A reportagem do Portal de Notícias Cachoeira em Foco apurou que nessa primeira rodada haverá transmissão de jogos via TV aberta, Caxias e Grêmio será transmitido pela RBST
São doze times e um único sonho cuja sorte começa a ser lançada no próximo sábado à tarde. A tradicional “corneta” está voltando ao cotidiano gaúcho.
Edição: Paulo Ribeiro Silva
Foto: Divulgação