Um vendaval seguido de chuva com queda de granizo atingiu a Zona Norte de Cachoeira do Sul por volta das 17h da última segunda-feira.
O evento adverso atingiu uma faixa da zona norte, no perímetro urbano e rural deixando um rastro de destruição e prejuízos; no Perímetro Urbano foram afetados os Bairros Noêmia, Volta da Charqueada, PROMORAR, Marina, Quinta da Boa Vista e FUNCAP, na Zona Rural as localidades de Passo do Moura e Forqueta.
Os trabalhos das Equipes da Defesa Civil se estenderam até o final da noite, registrando 38 atendimentos. Os principais danos foram causados por destelhamento total de 04 residências; destelhamento parcial de 27 residências, e destelhamento causado por queda de árvores ou galhos de 05 residências. Foram registrados danos também em 02 Escolas Municipais, EMEI Irmão Pedro que teve parte do Refeitório destelhado e EMEF Jeny Figueiredo que teve a Biblioteca destelhada.
Foram registradas queda de árvores obstruindo ruas em 05 pontos no perímetro urbano, sendo as retiradas realizadas pelas Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente já árvores que caíram sobre residências foram retiradas também pelas equipes de respostas e pelo próprios moradores.
Na Região de Forqueta nas proximidades da Ponte de Pedra, a queda de árvores derrubou a rede elétrica sobre a estrada, equipes das concessionárias de Cachoeira do Sul já trabalham no restabelecimento dos serviços.
FAMÍLIAS AFETADAS: Conforme atendimentos realizados pela Defesa Civil, 07 famílias ficaram desalojadas, sendo acolhidas em casa de familiares ou amigos; a Defesa Civil realizou a entrega de cobertura emergencial, lona plástica para cobertura principalmente de móveis e utensílios no interior da residência, buscando evitar que moradores coloquem lonas seguido ao evento pois o telhado danificado e molhado oferece um grande risco de queda e acidentes, para que a manutenção do telhado seja realizado com tempo seco e firme, com visibilidade e segurança. As casas foram severamente danificadas pois os danos nas coberturas das residências deixando grandes áreas descobertas causaram prejuízos em móveis e utensílios.
Hoje pela manhã, de acordo com a avaliação e critérios legais de atendimento em Defesa Civil como renda, maior número de idosos, crianças e pessoas com deficiência será iniciada a entrega de material para cobertura de residências, telha de fibrocimento 6mm, de acordo com o estoque próprio da Defesa Civil.
A EMATER também foi informada de problemas em estruturas rurais na faixa afetada pelo desastre com danos em galpões e estufas.
Durante a semana seguirá a avaliação dos prejuízos causados pelo Vendaval pela Defesa Civil e registro do evento no Sistema Integrado de Informações de Desastres, S2ID, que além de realizar um registro histórico de eventos, para estudos e preparação para enfrentamentos, também serve de referência para seguros em geral.
A situação de Cachoeira do Sul está sendo acompanhada desde ontem pela Defesa Civil Estadual, o Coronel Jacob Pinton está mantendo contato com a Defesa Civil de Cachoeira do Sul para avaliação da situação.

