O Ibovespa acelerou suas perdas no fim da manhã desta segunda-feira (12) em meio a incertezas sobre o destino da política econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Por volta das 11h54, o principal índice da bolsa operava em queda de 3,38%, aos 103.881 pontos. No mesmo horário, o dólar comercial subia 1,70%, cotado a R$ 5,335.
A agenda nacional está no foco, principalmente ligada à política, com as nomeações para a equipe econômica, em primeiro lugar, a tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados, a aprovação do orçamento de 2023 e o julgamento da constitucionalidade do orçamento secreto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Vale ressaltar que, nesta segunda-feira, a consultoria de análise política Eurásia divulgou relatório, dizendo que o governo Lula deve derrubar legislação de estatais por meio de medida provisória.
O documento ressalta que a lei estabelece parâmetros rígidos de governança para empresas públicas, e o PT a criticou ferozmente desde a sua criação.
Sobre a equipe econômica, chama a atenção o nome de Aloizio Mercadante cotado para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um sinal preocupante sobre a gestão do banco que foi o maior instrumento de crédito subsidiado dos mandatos petistas.
A influência de Mercadante na área econômica vem preocupando os agentes econômicos, por causa do seu viés desenvolvimentista de que o aumento do gasto público induz o crescimento.
Em coletiva de imprensa recente, Mercadante fez críticas a TLP, taxa de juros do BNDES introduzida pelo governo Temer que eliminou os subsídios concedidos pelo Tesouro aos empréstimos feitos pelo banco.
Investidores também começam a semana à espera da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) da próxima quarta-feira.
A moeda norte-americana à vista fechou a última sessão em alta de 0,58%, a R$ 5,2458 na venda. Já o Ibovespa fechou a sexta-feira em alta de 0,25%, aos 107.519,56 pontos,
O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de janeiro de 2023.
*Com Reuters