O TEMPO PASSA E SÓ ENVELHECEMOS.
Quem de nós já não ouviu falar ou mesmo tenha proferido a frase: Como o tempo passa!
Claro que todos nós temos muitas lembranças da copa do mundo no Brasil. Parece que foi ontem! Sim, mas já se passaram oito anos.
O Brasil perdeu aquela copa, perdeu a outra, na Rússia e agora estamos no Catar vivendo a expectativa de mais uma conquista. É lindo, é maravilhoso e é saudável ver o povo unido em uma só voz gritar: Brasil, Brasil, Brasil.
Mas isso é só futebol e a copa acontece de quatro em quatro anos. O Brasil vencendo ou não, no outro dia, a vida vai continuar com as mesmas dificuldades para quem com dificuldades vive se não repensarmos o nosso papel na sociedade.
Há vidas entre uma copa e outra, disso todos nós sabemos. No entanto, o que precisamos mesmo é refletir sobre qual foi a nossa contribuição, enquanto cidadãos, nesse intervalo de tempo, para que o mundo ao nosso redor, hoje, pudesse ser melhor do que foi no passado.
Somos seres dotados de inteligência e os únicos capazes de promover as transformações necessárias para que todas as pessoas possam viver com dignidade paz e harmonia.
Portanto, como parte integrante dessa sociedade e crítico do que estou vivenciando é preciso refletir o que mesmo, como cidadão, eu tenho feito para mudar? Onde eu estou ajudando nas transformações? Pessoalmente, sou melhor hoje do que no passado?
Gostando ou não, a política e os políticos interferem nas nossas vidas o tempo todo. Mas, contraditoriamente, o tempo todo, questionamos a capacidade e até mesmo a honestidade dos representantes que nós mesmos escolhemos, por opção, por omissão ou ainda pela indiferença.
Nesse intervalo de tempo entre a copa do mundo no Brasil e a de agora, no Catar, nós brasileira elegemos 2 ( dois) Presidentes da República, 1.026 ( um mil e vinte e seis) Deputados Federais e 162 (cento e sessenta e dois) Senadores. Nas nossas cidades, em duas oportunidades, tivemos a chance de dar caras novas a todos os membros dos executivos e aos respectivos legislativos.
Porém, se nós nos olharmos no espelho, ou compararmos uma foto nossa tirada na copa do mundo no Brasil e outra agora, certamente evidenciarão mudanças físicas significativas, previsíveis e inevitáveis, sinais claros de que o tempo passou. Certo.
No entanto e estranhamente, ao vermos a fotografia dos nossos representantes políticos, os ocupantes de cargos públicos relevantes que nós mesmos elegemos no passado e os de hoje, vamos nos dar conta de que o tempo só nos envelheceu.
Tenham todos, uma boa semana.
Abraços.