Mais 472 propriedades foram visitadas nesta sexta-feira (18/11) pelo supermutirão contra a dengue no centro da cidade. Com isso, sobe para 11.348 o número de residências e estabelecimentos comerciais contabilizados na averiguação em massa, que já percorreu também os bairros Oliveira, Noêmia, Santa Helena, Marina, Quinta da Boa Vista, São José, Medianeira, Barcelos, Tibiriçá, Eucaliptos/Cohab, Universitário, Tupinambá/Bom Retiro, Cristo Rei, Carvalho, Gonçalves, Fátima, Promorar, Mauá e Alto do Amorim. O objetivo dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde é identificar e eliminar criadouros e focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor da doença.
Na região central as equipes atuaram em 16 quarteirões com 21 funcionários (agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde) orientando os moradores da região para os procedimentos que evitam a proliferação dos insetos e, consequentemente, a contaminação pela dengue. Nesta edição, que teve como ponto de concentração a Praça José Bonifácio, houve programação especial alusiva ao Dia D contra o Aedes aegypti.
AÇÃO EDUCATIVA
Na esteira do que orientou o Ministério da Saúde, ao lançar a Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti, no último 20 de outubro, a proposta no Dia D foi envolver estudantes e comunidade em geral em ações educativas visando a prevenção à doença. Houve palestra sobre a dengue e apresentação do teatro de fantoches com essa temática, uma das estratégias implementadas pelo setor para falar sobre a dengue, de forma didática, com as crianças menores. Por considerarem os alunos os multiplicadores da prevenção nas famílias, as secretarias da Saúde e Educação desenvolvem conjuntamente várias iniciativas de promoção à saúde e qualidade de vida, como é o caso do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante a atividade, houve também apresentação da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Baltazar de Bem.
PONCHE VERDE
O supermutirão contra a dengue deve continuar no Ponche Verde, na próxima quinta-feira (24/11). A concentração do pessoal para o trabalho de campo acontece a partir das 8h, em frente a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. Em todos os supermutirões, a pasta conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que atua, com caminhão específico, no recolhimento de entulhos descartados pelos moradores.
NÚMEROS DO BAIRRO CENTRO
Quarteirões percorridos – 16
Propriedades visitadas – 472
Propriedades vistoriadas – 292 (entraram e eliminaram os focos)
Propriedades fechadas – 180 (imóvel sem acesso)
Recusas de moradores – 04 (acessos não autorizados pelos moradores)
SUPERMUTIRÕES ATÉ AGORA
Oliveira – 422 propriedades
Noêmia – 649 propriedades
Santa Helena – 721 propriedades
Marina – 544 propriedades
Quinta da Boa Vista – 540 propriedades
São José – 635 propriedades
Medianeira – 498 propriedades
Barcelos – 575 propriedades
Tibiriçá – 551 propriedades
Eucaliptos e Cohab – 403 propriedades
Universitário – 566 propriedades
Tupinambá e Bom Retiro – 872 propriedades
Cristo Rei – 507 propriedades
Carvalho – 743 propriedades
Gonçalves – 656 propriedades
Fátima – 481 propriedades
Promorar – 441 propriedades
Mauá – 561 propriedades
Alto do Amorim – 511 propriedades
Fotos: Janaína Silveira e Flávio Rodrigues
