Em sete de julho de 2014 a Câmara de Vereadores instituiu a Lei Municipal n° 4.312, criando o “Prêmio Nicolau Barbosa”. O objetivo é homensgear personalidades negras que se destacam no cotidiano da cidade. No próximo dia 22 ocorrerá uma sessão solene no plenário Edgar Müller alusiva ao Dia da Consciência Negra. Os trabalhos terão início às 19h. Esse ano uma professora e uma psicóloga serão reverenciadas com a titulação desse que foi um dos maiores líderes comunitários da história de Cachoeira do Sul.
A professora Juliana dos Santos Noronha é natural de Cachoeira do Sul, tem 37 anos. Ela leciona no Instituto João Neves da Fontoura, onde se formou como professora. No currículo também está a formação em sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós graduação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Liderança negra do Bairro Barcelos, onde nasceu, Juliana começa a ver seu prestígio romper barreiras, fruto do seu trabalho e capacidade de liderança.
A psicóloga Janaína Teixeira graduou-se pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Antes, cursou a educação básica na Escola Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha. Janaína é palestrante sobre a cultura negra, além de ser uma grande incentivadora dos movimentos que visam valorizar cada vez mais o acesso do negro às conquistas necessária para que um dia possa estar inserido num patamar de real igualdade.
Edição: Paulo Ribeiro Silva
Foto: Divulgação