Saúde na rede municipal foca na campanha Novembro Azul

A partir de 2011, as redes privada e pública de saúde estabeleceram em todo o país o novembro como o mês de conscientização sobre a saúde do homem, o chamado Novembro Azul, em alusão ao 17/11, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por esta razão, as equipes dos postos de saúde da cidade estão priorizando o acolhimento do público masculino, com foco no diagnóstico precoce ou no tratamento imediato da doença, nos casos dos sintomáticos. O agendamento preventivo da consulta com urologista e de exame do PSA (Antígeno Prostático Específico) são indicados para homens a partir dos 50 anos – ou a partir dos 45 anos àqueles que apresentem fatores de risco.

As principais ameaças à saúde masculina nesta especialidade estão relacionadas ao tabagismo, alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas. Radiação, infecções, exposição ocupacional a agentes cancerígenos e sedentarismo também estão relacionados ao câncer. Ainda são fatores relevantes o histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. A principal orientação dos servidores da Saúde será a de que o checkup regular é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), Por causa do preconceito que envolve o exame físico, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem altos índices de cura.


PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Na abordagem inicial, a rede de atenção básica solicita o exame de sangue (PSA) e, somente diante da necessidade de apuração mais completa, os pacientes são encaminhados ao especialista para o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

TEMA ESTÁ NAS UNIDADES

Os postos de saúde da rede municipal estão mobilizados para a causa do Novembro Azul e unidades como as dos bairros Quinta da Boa Vista e Noêmia inseriram a temática na decoração dos ambientes. O envolvimento direto dos servidores masculinos, explica a Chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Elisângela da Luz, pelo menos na abordagem inicial dos pacientes nos seus bairros, denota identificação e empatia, sobretudo em um assunto ainda desconfortável para muitos homens. “A meta das equipes é conscientizá-los para a relevância dos cuidados em geral quanto à sua saúde, da prevenção ao câncer de próstata e doenças em geral, incentivando os homens a buscarem atendimento”, explicou.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Público-alvo: homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou com 50 anos e sem estes fatores

O exame: o PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata – o PSA total e o PSA livre são dosados no soro através da coleta de amostra de sangue venoso.

Como proceder: procure uma das unidades da rede municipal de saúde para solicitar o exame PSA pelo SUS. O horário dos postos de saúde é das 7h às 12h e das 13h às 16h

Periodicidade do checkup: a periodicidade do exame de PSA vai depender dos valores encontrados em cada caso e deverá ser indicada pelo seu médico

Sintomas: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e/ou presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: