Coordenador de Orçamento do presidente eleito Wellington Dias afirmou hoje em entrevista ao canal de notícias GloboNews que o salário mínimo terá um ganho real de 1,3% ou 1,4% já a partir de janeiro, atendendo uma promessa feita por Luis Inacio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral. O governo eleito planeja estabelecer uma média do PIB dos últimos cinco anos.
Senador eleito pelo PT do Piauí, Dias terá uma reunião nessa quinta-feira com Marcelo Castro (MDB- PI). O encontro contará também com a presença do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Na pauta do encontro também estará a busca de garantias para permitir a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600,00 a partir de janeiro. Além disso, a próxima gestão alinha acordos para a dotação orçamentária para viabilizar o programa Farmácia Popular. 175 bilhões de reais, essa é a estimativa de recursos para garantir que as propostas saiam do papel já no primeiro mês da nova gestão.
Novembro recém começou, mas a equipe que trabalha nos bastidores para viabilizar essas propostas sabe que precisará trabalhar muito para colocar a teoria em prática, haja vista que o orçamento atual para apreciação do Congresso Nacional foi enviado pelo atual presidente Jair Bolsonaro, dentro de suas atribuições legais.
Edição: Paulo Ribeiro Silva
Foto: divulgação