A terça-feira (13), foi cheia de palestras do projeto sobre sonhos profissionais, elaborado pelo Programa Acessuas Trabalho da Secretaria de Inclusão Social (SMIS) a partir de oficinas realizadas nas escolas cachoeirenses. Agora foi a vez das escolas estaduais Vital Brasil e João Neves da Fontoura receberem profissionais para conversarem com os alunos sobre suas trajetórias e experiências.
Na Escola Vital Brasil foram dois turnos de palestras, começando pela manhã com o médico João Veronese, de 75 anos, destacando que a coisa mais importante em sua profissão é a sensibilidade e a atenção dada aos pacientes. Também pela manhã, a policial civil Fabiana Baumhardt incentivou os alunos a acreditarem em si mesmos e não desistirem de seus objetivos.
Na tarde, a escola ainda recebeu os profissionais Ezequiel Lopes, que atua hoje como psicólogo e técnico em informática, e o advogado Antônio Carlos Pasqualini. O primeiro conversou sobre a necessidade do aperfeiçoamento e estudos contínuos, sobretudo na área da tecnologia. Antônio Carlos Pasqualini contou que sua história no Direito teve início aos 30 anos de idade e sobre a importância de nunca desistir dos sonhos.
A escola João Neves recebeu no período da tarde a psicóloga Jonice Machado e o advogado criminalista José Lisboa. Jonice enfatizou bastante aos alunos sobre saber aproveitar as oportunidades que surgem, enquanto José abordou que um bom profissional precisa primeiro tornar-se um cidadão consciente.
O Acessuas já tem novas palestras agendadas com outras escolas e espera que a interação entre profissionais e alunos possa contribuir para a formação de futuros bons profissionais responsáveis e comprometidos.