Encontro de mulheres no Rincão dos Trigueiros aconteceu na quinta-feira

Aconteceu na tarde da última quinta feira (24/08) na localidade de Rincão dos Trigueiros, um encontro de mulheres rurais. A organização foi feita pela extensionista da EMATER, Isabel Vivian e a recepção pela produtora rural Marilene Hann.

O encontro contou com 13 participantes, entre produtoras de tabaco, soja e hortaliças, donas de casa e produtoras rurais aposentadas. A convite de Isabel, a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária e a de Inclusão Social fizeram parte do evento. O objetivo do encontro foi a retomada de ações de extensão com as mulheres do meio rural. Estes encontros visam promover desenvolvimento físico, social, mental, cultural, produtivo e criativo desses grupos de mulheres.

Cada vez mais as propriedades rurais são parcialmente ou integralmente comandadas por mulheres, e a presença de entidades que estejam ativas e direcionadas para estes grupos, faz toda a diferença. A tarde teve início com a fala de apresentação de Isabel, que em seguida pontuou sobre os desafios que surgiram durante a pandemia e em como a resiliência se tornou algo fundamental, para que mesmo com as adversidades, o cotidiano rural encontrasse novos caminhos e alternativas para se manter produzindo e sobre a importância e métodos de como preservar a saúde física e mental.

Representando a SMAP, a servidora e estudante do último semestre de Agronomia, Monique Porto, falou sobre os serviços que a secretaria presta e sobre o protagonismo das mulheres rurais, enfatizando a importância de cada vez mais mulheres estarem presentes nas tomadas de decisão dentro da propriedade e não somente com a mão de obra, que se estende ainda a todas as tarefas domésticas.

Os servidores Luciana Canto e Leandro Bernardes da SMIS, levaram uma atividade que é desenvolvida no grupo ACESSUAS TRABALHO. As participantes realizaram uma oficina de fuxico para a confecção de um lápis personalizado. Luciana falou sobre a relevância de atividades como o artesanato estarem presente na vida dessas produtoras, citando alguns exemplos de benefícios como: redução da ansiedade, atividade terapêutica, geração de renda e melhora das relações interpessoais.

A tarde foi finalizada com o sorteio de mimos realizado pela EMATER e por uma bela mesa de café organizada pelas participantes do evento.

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: