SAÚDE FÍSICA E MENTAL NA PANDEMIA: cachoeirenses já podem responder a pesquisa

Dois anos após o início da pandemia de COVID-19, como está a saúde da população do Rio Grande do Sul? Essa é a pergunta que a 4ª etapa da Coorte PAMPA (Estudo Prospectivo sobre Saúde Mental e Física) buscará responder. O estudo, coordenado pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, irá contar com adultos de todas as regiões do RS. O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Desde a primeira etapa da pesquisa, já foram coletadas informações sobre a saúde física e mental de mais de 7500 gaúchos e gaúchas de todo o RS. Os dados coletados até o momento indicam impacto importante da pandemia sobre sintomas de ansiedade e depressão e prática de atividade física. Segundo Eduardo Caputo, um dos coordenadores do estudo, “a queda na prática de atividade física no início da pandemia era natural, porém observamos um aumento nos níveis ao longo dos meses, que ainda inspira preocupação pois seguem reduzidos, em especial quando comparados aos níveis pré-pandemia.” Natan Feter, que também coordena o estudo, salienta a importância do monitoramento da saúde física e mental a fim de identificar possíveis efeitos persistentes da pandemia: “Como que a infecção pela COVID-19 afetou e pode afetar a saúde da população? Como podemos prevenir o aparecimento de sintomas persistentes, a chamada COVID longa?”.

A quarta etapa da Coorte PAMPA ocorre entre os meses de Junho e Julho de 2022. O questionário conta com questões sobre atividade física, dor lombar, sintomas de ansiedade e depressão, acesso aos serviços de saúde, entre outras. Todo(a) adulto(a) residente no RS pode participar da pesquisa acessando as redes sociais da pesquisa pelo Instagram (@coortepampa2020), Facebook (@coortepampa2020), ou no link https://redcap.link/pampaw4.

Contatos
Eduardo Caputo
E-mail: caputoeduardo@yahoo.com.br
Telefone: (53) 98162 2442

Natan Feter
E-mail: natanfeter@hotmail.com
Telefone: (53) 98112 5830

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: