Conferência de Saúde Mental integra pacientes e profissionais da área

Na abertura solene da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental, ocorrida no final da tarde desta terça-feira (08/03), na Câmara de Vereadores, autoridades, convidados e cerca de 150 inscritos foram surpreendidos pela intervenção cultural organizada pelo Caps AD com usuários do serviço especializado. Passada a etapa cerimonial, os pacientes fizeram uma apresentação musical de boas-vindas aos participantes, demonstrando o valor da inclusão e do tratamento na recuperação de dependentes alcoólicos e químicos. Regidos pelos músicos Clênio Bibiano e Jeferson, os assistidos do Centro de Atenção Psicossocial interpretaram canções que ensaiaram durante as oficinas terapêuticas.

Com a presença da Coordenadora da Política de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Marilise Fraga de Souza, os dirigentes do Conselho Municipal de Saúde, entidade promotora da conferência, deram início às atividades técnicas do evento, que transcorrem durante todo o dia de hoje nas dependências do Siprom (manhã) e Legislativo Municipal (tarde). O fórum tem como missão definir as diretrizes e políticas da saúde mental de Cachoeira do Sul e reúne nestes dois dias entidades, profissionais da área, assim como pacientes que utilizam os serviços da rede básica e demais usuários do SUS interessados no tema.

Os eixos temáticos que estão sendo debatidos e a partir dos quais serão propostas as ações do plano municipal de saúde mental são quatro: o desafio da política de saúde mental no atual contexto social e econômico; ações compreendidas pelo Comitê de Prevenção ao Suicídio do RS, assim como para o tratamento em dependência de álcool e outras drogas; o caminho da desinstitucionalização sob a perspectiva do município; e as estratégias de promoção da saúde mental e prevenção ao adoecimento com foco nos diferentes públicos – crianças, adolescentes, adultos, e idosos -, a partir também da experiência de pacientes asilados ou do sistema prisional. Os grupos de trabalho selecionam e aprovam as propostas que partirão para submissão à conferência estadual. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde.

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: