Vereador Magaiver apresenta projeto para diagnóstico preventivo de autismo em creches e unidades de saúde

O vereador Magaiver Dias (PSDB) apresentou nesta quinta-feira, 03/03, na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, o Projeto de Lei Ordinária 09/2022, que dispõe sobre a triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nas unidades de saúde e creches municipais de Cachoeira do Sul, através da aplicação do questionário M-CHAT, e dá outras providências.

O projeto institui obrigatoriedade da aplicação do questionário M-CHAT, nas unidades de saúde e creches municipais de Cachoeira do Sul, a fim de realizar uma triagem precoce do autismo em crianças. “Este projeto está baseado no Manual de Orientação do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria”, informou o vereador.

O que é o M-CHAT?

O M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) é um questionário de 23 perguntas que identificam o TEA em crianças, de acordo com o seu comportamento. O questionário será preenchido nas creches ou unidades de saúde do município. “A aplicação do questionário, chamado escala M-CHAT, é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. Deve ser aplicado nos pais ou cuidadores da criança. É autoaplicável e simples, e apresenta alta sensibilidade e especificidade. A aplicação deste não iria onerar aos cofres públicos, pois possui um baixíssimo custo, não precisa ser administrado por médicos e não causa desconforto aos pacientes, porque são aplicados nos pais ou cuidadores das crianças”, destacou Magaiver.

Foto: Francisco Sperb – Divulgação 

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: