Deficiente auditiva faz desabafo sobre o atendimento do comércio em Cachoeira

A assistente de atendimento, Daniela Bandeira Corrêa, de 33 anos, fez um desabafo em suas redes sociais sobre uma experiência péssima que teve ao solicitar atendimento em um estabelecimento comercial de Cachoeira do Sul, como em outras vezes. Por ser portadora de deficiência auditiva, Daniela precisa fazer leitura labial para entender o que outra pessoa está falando, porém desde o início da pandemia de coronavírus, com a obrigatoriedade do uso de máscaras essa comunicação ficou praticamente impossível.

A jovem citou em sua postagem que até então precisa levar papel e caneta nos locais para escrever aquilo que deseja aos atendentes, porém alguns “não têm paciência em ler o bilhete”.

“Queria pedir mais empatia e respeito com pessoas como eu, pois é muito triste ter que passar por isso, sendo que antes da pandemia conseguia me comunicar bem, e entender bem o que o atendente perguntava, mas agora não”, disse ela.

Daniela frisou que trabalha em uma farmácia, e que ama seu emprego, pois mesmo com a sua limitação consegue exercer bem suas tarefas ao recebe auxílio de suas colegas, que segundo ela “são muito queridas e atenciosas”.

O Portal de Notícias Cachoeira em Foco contatou alguns especialistas na área para solicitar dicas sobre como comerciantes podem ajudar clientes com deficiência a entender o que falam, sendo através da leitura labial, e uma das dicas citadas é o uso de máscaras com plásticos transparentes, onde é possível enxergar a boca de quem está falando. Outra dica importante seria em casos excepcionais manter a distância de pelo menos 1 metro e meio do cliente e baixar a máscara somente no momento que falar, se no caso não houver outra pessoa por perto.

O que vale realmente no momento é o cuidado com a saúde e também a empatia com a pessoa que já se encontra em uma situação de limitação através da deficiência que possui.

Edição: Fernando Madeira

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: